Grupo Shinkyo Daiko

Kansha Live
Minna issho ni, Corona ni sonaenagara, genki yoku ikimashou!!**
*Live Gratidão **Vamos juntos precaver contra o Corona e viver com vigor!!
*Live Gratitude **Let’s together guard against Corona and live with force!!

Subsidiado pelo MOFA – Ministry of Foreign Affairs of Japan

OS HERÓIS DA RESISTÊNCIA.

A LUTA CONTINUA.

 
Shinkyo Daiko

Shinkyo Daiko

Shinkyo Daiko é um grupo de taiko sediado no Bunka de São Caetano do Sul. Taikos são os milenares tambores japoneses e já estiveram presentes no dia a dia e na cultura do povo japonês de muitas formas. Já foram usados para marcar as horas, como nas igrejas, para demarcar território (até onde se escutava o som de um determinado taiko, era o limite da terra de um senhor feudal), nas guerras para dar o ritmo da marcha dos soldados e nas remadas nos navios. Até hoje são usados em templos religiosos e em apresentações teatrais. 

Taiko da forma que nós tocamos hoje, em grupo e como atividade principal da apresentação, surgiu na década de 60, quando Daihachi Oguchi um baterista de jazz, começou a criar músicas só com taikos. 

Essa forma de Taiko se popularizou no Brasil a partir de 2002 e, em novembro de 2007, o Shinkyo Daiko foi fundado. Shinkyo traduzido literalmente significa: vibração do coração. Mas essas duas palavras japonesas juntas (vibração e coração) simbolizam o sentimento de arrepio, empolgação e a emoção que sentimos ao assistir a uma apresentação de taiko. 

O grupo tem como principais objetivos o resgate, a preservação e a divulgação da cultura japonesa através da arte do Taiko, principalmente incentivando os jovens para serem os maiores porta-vozes desta divulgação. Conta hoje com cerca de 40 integrantes, desde crianças até adultos. A idade mínima indicada é de 8 anos, mas cada criança tem um ritmo diferente de aprendizagem e o Shinkyo está sempre aberto à todos. 

O grupo já se apresentou em diversos festivais e eventos, como o Festival do Japão e Comic Con Experience, em eventos beneficentes, como Kodomo no Sono e Ikoi no Sono, em eventos fechados, como casamentos e eventos empresariais, em inaugurações de lojas do Hirota, e até em programas de televisão da Globo, SBT, Record, RedeTV!, Cultura e TV Gazeta . 

A disciplina, a concentração, a determinação e respeito às tradições são os valores herdados do espírito japonês. A influência do espírito brasileiro é percebida pela alegria, pelo ritmo, pela descontração e criatividade dos seus integrantes. A mistura destas duas culturas se reflete na vibração forte dos tambores japoneses do Shinkyo Daiko! 

28 de novembro
Domingo, das 13h às 18h, diretamente do Nikkey Palace Hotel