Associação Kenko Taisso do Brasil

Kansha Live
Minna issho ni, Corona ni sonaenagara, genki yoku ikimashou!!**
*Live Gratidão **Vamos juntos precaver contra o Corona e viver com vigor!!
*Live Gratitude **Let’s together guard against Corona and live with force!!

Subsidiado pelo MOFA – Ministry of Foreign Affairs of Japan

OS HERÓIS DA RESISTÊNCIA.

A LUTA CONTINUA.

 
Associação Kenko Taisso

Associação Cultural e Assistência Social Kenko Taisso do Brasil
(Associação Kenko Taisso do Brasil) 

A “ASSOCIAÇÃO KENKO TAISSO DO BRASIL” é filial no Brasil da “ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA DE MÚSICAS DE SAÚDE” de todo o Japão: (ZEN NIPPON ONGAKU KENKYU KAI — ZEN KEN ON), localizada na cidade de Hamamatsu, na província de Shizuoka, fundada em 1992. 

Tem como Presidente da Associação no Japão, a Professora honorária da Universidade de Shizuoka a Sra Tiyoko Saito, o Presidente Executivo o Sr Eiji Toyoda e a Diretora Técnica Sra Yoko Matsumoto. 

No Brasil temos como Diretora Presidente a Professora Toshie Kawazoe e o Presidente Executivo Sr. Hiroshi Kawazoe. 

A concepção dessa ginástica é da autoria da Sra. Tiyoko Saito, criando e estudando coreografias para melodias conhecidas que permanecem em nossas memórias (também divulga a cultura japonesa para as crianças), faz uso de elementos contidos nas ginásticas de expressão, alongamento, articulações, estimulação, prevenção de queda, aeróbico, rítmico, respiração, entre outras… 

Essa modalidade de ginástica pode ser feita por qualquer pessoa de qualquer idade, principalmente pessoas de melhor idade que com o passar dos anos vão perdendo musculatura, agilidade, coordenação, autoestima, memória, etc. 

Algumas características dessa ginástica: 

  • Melhora a saúde física das pessoas (colesterol, diabetes, pressão alta ou baixa, etc); 
  • Ativa sentimentos de bem-estar por utilizar melodias conhecidas, tornando a ginástica divertida; 
  • Proporciona ganho muscular, fortalecimento nas articulações, maior agilidade, maior equilíbrio, ganho de memória, etc. 
  • Ajuda a melhorar a relação humana (maior convívio social). 

Todos nós envelhecemos a cada ano. Há transformações no corpo e mente. 

A Associação Kenko Taisso do Brasil foi importada do Japão em 2005 e registrada em 2006 no Brasil. 

Atualmente contamos com 60 grupos distribuídos nos principais bairros de São Paulo: área central, Liberdade, São Joaquim, Vila Mariana, Saúde, São Judas, Americanópolis, Carrão, Vila Matilde, Vila Prudente, Patriarca, Santana, Tremembé entre outros. No Grande ABC, Ribeirão Pires, Osasco, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Registro, Porto Alegre, Salvador, Londrina, entre outras. 

Temos em média 1.400 participantes, dentre eles pessoas com 50, 60,  70, 80, 90 e mais, que se beneficiam com a prática da ginástica. 

O envelhecimento da sociedade continua em muitos países. A prática para manter a saúde se torna cada vez mais necessária. É preciso que a pessoa idosa tenha vida feliz com idade avançada! Todos nós envelhecemos e temos momentos bons e maus, mas vamos praticar exercícios, na medida do possível, observando a nossa transformação. 

Como a nossa ginástica leva o nome de “Assistência Social”, ajudamos anualmente entidades Nipo-brasileiras que estão ao nosso alcance. 

O nosso objetivo é também continuar levando alegrias e momentos de entretenimento a idosos e todas as pessoas menos favorecidas, fortalecendo também as tradições japonesas, levando a ginástica japonesa a todos os municípios e estados do Brasil. 

Participamos anualmente de vários eventos dentro do nosso município: Toyo Matsuri, Bunka Matsuri, Feira de Cidadania para terceira idade – na Praça de Patriarca, Festa do Verde-Kibo no Ie, Festival de Kodomo no Sono, Bazar Beneficente do Ikoi no Sono, Sakurá Matsuri (São Roque, Campos do Jordão, Parque do Carmo), Chás Beneficentes, Semana da Paz (em memória das vítimas de bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, etc). 

Outras cidades: Toro Nagashi em Registro, Festival Taiyo de Bom Odori – em Caldas Novas, Festival do Japão em Porto Alegre, Festival do Japão em Londrina, Festival do Japão em Curitiba, Jungle Matsuri em Manaus/Amazonas, Associação Cultural, Agrícola e Esportiva de Presidente Prudente, Shokonsai em Alvares Machado, Festival do Japão de João Pessoa/Paraíba, entre muitas outras. 

Em 2016 a ginástica “Kenko Taisso” recebeu uma bela homenagem, sendo incluída no calendário oficial do município “15 de maio – Dia do KENKO TAISSO” pelo vereador George Hato. 

Nesse ano de 2021 comemoramos o nosso décimo quinto aniversário. 

Motivo de muito orgulho, gratidão e agradecimento a todos que apoiam e participam da nossa ginástica. 

28 de novembro
Domingo, das 13h às 18h, diretamente do Nikkey Palace Hotel